Menú Principal
Menú Principal

QUER UMA COTAÇÃO?

365415~|mapfre~|COCHE-32~|

Carro

365415~|mapfre~|ELECTRODOMESTICOS-32~|

Comércio

365415~|mapfre~|HOGAR-32~|

Residencial

365415~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Quanto de peso o carro pode carregar de bagagem?
peso de bagagem no carro

Quanto de peso o carro pode carregar de bagagem?

Ao sair de férias e se preparar para cair na estrada, uma dúvida muito comum que surge entre os motoristas é de quanto de peso o carro pode carregar de bagagem, tendo em vista que superar esse limite pode prejudicar não apenas a segurança dos passageiros como também causar danos financeiros ao automóvel.

Dependendo do número de passageiros e da quantidade de bagagens, até mesmo a calibragem dos pneus, de acordo coma recomendação do fabricante, precisa ser ajustada. Por essas e outras razões, esse é um tema que demanda a atenção do motorista e precisa ser analisado com cautela. Para auxiliar nesse aspecto, confira o guia a seguir com as principais informações sobre como evitar carregar muito peso no carro.

Como identificar se há excesso de bagagem no carro?

Em primeiro lugar, é importante considerar que cada modelo de automóvel possui uma capacidade de carga máxima. Circular em vias públicas e estradas com um peso acima da capacidade para a qual o veículo foi projetado pode gerar diversos problemas aos componentes do carro, em especial, na suspensão e nos freios. Essa prática ainda pode comprometer os pneus, havendo o risco inclusive de estourá-los.

Para saber qual é essa capacidade e evitar um carro com excesso de bagagem, basta consultar o manual do veículo, o qual também contém outras informações essenciais para a segurança do motorista e passageiros, incluindo a calibragem correta para aplicar quando a capacidade máxima do porta-malas está sendo utilizada.

A título de exemplo, o Onix LT possui uma carga útil de 375 kg, ou seja, esse é o limite máximo de peso que esse modelo de carro é capa de transportar, entre as bagagens colocadas no porta-malas e o peso dos passageiros. Já sua velocidade máxima é de 167 km/h. Todos os componentes do veículo são projetados para funcionar dentro desses limites, e caso o mesmo seja ultrapassado, vários mecanismos podem apresentar problemas, inclusive a frenagem.

Veículos mais leves do que Onix LT apresentam uma carga útil um pouco menor, pois quanto mais leve é o veículo, menos carga ele é capaz de suportar. Mas independente de sua capacidade e se o automóvel é mais leve ou pesado, o importante é seguir e respeitar as instruções previstas no manual.

Riscos do excesso de carga no carro

Outra questão importante e que precisa ser considerada em relação ao excesso de carga no carro, é que alguns modelos de automóveis não podem transportar bagagem no teto ou utilizar reboques. No caso de veículos mais leves e que não possuem uma carga útil elevada, sobrecarregar o peso transportado no teto é algo capaz de alterar o centro de gravidade, o que por sua vez, aumenta os riscos de ocorrerem capotamentos.

Uma possível alteração no centro de gravidade do automóvel faz com que o mesmo balance muito mais durante as curvas, e mergulhe ao acionar frenagens, exigindo que o motorista seja ainda mais cauteloso na direção. Além disso, um carro com excesso de peso também vê a conta do combustível se tornar mais cara em cerca de 20%, pois estar com o bagageiro cheio funciona como uma espécie de barreira que diminui a eficácia aerodinâmica do veículo e aumenta o consumo de etanol ou gasolina.

Quando o carro está pesado, ocorre um aumento no tempo necessário para pará-lo completamente, o que também exige mais dos freios. Dependendo das condições da estrada, especialmente em grandes descidas, há o risco inclusive do veículo perder o freio. Esse fenômeno é chamado de “fading” e pode acontecer sempre que
os freios são acionados de modo ininterrupto e por um longo período. Ele é especialmente arriscado em declives, que é quando o motorista precisa controlar os movimentos e velocidade do carro a todo momento.

O “fading” pode ocorrer em freios a disco ou de tambor, sendo este último um pouco menos resistente a temperaturas muito elevadas. Para se proteger desse risco, o ideal é que o motorista utilize o freio motor, engatando uma marcha baixa que facilite no controle da velocidade. Desse modo, o pedal de freio não terá que ser utilizado ininterruptamente.

Depois de descobrir quanto de peso o carro pode carregar de bagagem e os riscos de não respeitar essa recomendação, confira também as várias opções de seguro de veículos da MAPFRE, para ter acesso a uma assistência de qualidade e benefícios exclusivos.

Artigos

Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais
O que significa a cor da fumaça do carro?

O que significa a cor da fumaça do carro?

Quando o automóvel apresenta uma fumaça diferente saindo de seu escapamento, é preciso ficar alerta pois a tonalidade da fumaça pode ser um indício de problemas específicos no motor. Para saber mais sobre o tema, descobrir o que significa a cor da fumaça do carro e...

ler mais
Como limpar o vidro do carro?

Como limpar o vidro do carro?

Manter os vidros do carro sempre limpos e higienizados parece uma tarefa simples, mas quando feita de maneira incorreta, pode embaçar ainda mais o vidro e prejudicar a visibilidade do motorista. Por essa razão, é muito importante saber como limpar o vidro do carro e...

ler mais