QUER UMA COTAÇÃO?

Carro

Comércio

Residencial

Vida

Home > Para Você > Seguro de Carro > Perguntas frequentes > Por quê as seguradoras não aceitam carros de leilão?

Por quê as seguradoras não aceitam carros de leilão?

Pensando em comprar um carro de leilão? Essa é uma prática relativamente comum no país, a qual oferece uma série de vantagens e desvantagens. No que diz respeito ao seguro automóvel, é preciso ter em mente que existem algumas restrições por parte das seguradoras em disponibilizar apólices de seguro para veículos advindos de um leilão.

Como esse é um tema cercado por mitos e suposições, preparamos o guia a seguir explicando como um carro comprado em leilão pode ou não ser assegurado.

 

O tipo do leilão implica na aceitação da seguradora?

Sim, o tipo de leilão de automóvel é um critério que costuma ser considerado pelas seguradoras para a aceitação de um veículo. No Brasil, existem três modalidades distintas de leilão de carros, que são:

 – Inadimplência
Esse tipo de leilão ocorre quando o proprietário adquiriu o veículo através de um financiamento e não cumpriu com os pagamentos acordados. Como consequência, a instituição financeira responsável recolhe o automóvel de volta e o coloca para ser leiloado.

 – Roubos ou furtos
Nesse caso, os veículos são provenientes de empresas seguradoras e possuem um histórico de terem sido furtados ou roubados.

 – Acidentes
Nessa modalidade de leilão, os veículos passaram por algum sinistro e a seguradora escolheu não seguir adiante na sua recuperação e indenizar o antigo proprietário.

Geralmente, as empresas não vêem problema em disponibilizar seguros auto para os veículos adquiridos nos dois primeiros exemplos, ou seja, leilões por inadimplência e por roubo ou furto. No entanto, é comum que as seguradoras não aceitem ou apresentem diversas restrições pera os carros de leilão do terceiro exemplo, que já se envolveram em acidentes e geraram uma indenização.

 

É possível fazer seguro de veículo de leilão?

Sim, como mencionado, algumas seguradoras aceitam carros de leilão, mas existem exceções nessa aceitação. Para saber melhor sobre o assunto, é preciso conhecer os critérios adotados pela seguradora, pois os mesmos podem variar entre cada empresa.

O que dificulta essa aceitação é que muitos carros de leilão já passaram por diversas modificações, e possuem uma origem diferente do convencional. Como não são aceitos por todas as empresas, a quantidade de opções de seguro para veículos de leilão é limitada, o que resulta em menos competitividade.

Desse modo, é bastante comum que essa modalidade de seguro tenha valores mais altos do que o convencional, algo que deve ser considerado por aqueles que estão planejando adquirir um veículo dessa forma.

 

Quais são os riscos de adquirir um veículo de leilão?

De maneira geral, o principal risco de comprar um automóvel proveniente de um leilão e a razão por quê as seguradoras não aceitam carros de leilão é que não é permitido realizar um test drive ou avaliação antes da compra, o que inviabiliza a identificação de possíveis falhas mecânicas. Mesmo que o veículo pareça estar em plenas condições, podem haver danos estruturais escondidos.

Porém, é possível descobrir mais sobre o histórico do automóvel através de uma consulta veicular, algo que pode ajudar na decisão de compra.

 

Como posso contratar um seguro de carro?

Na página da MAPFRE na web, aqueles que estão interessados em adquirir um seguro auto podem encontrar facilmente tudo o que precisam saber sobre o tema, e ainda fazer uma cotação de seguro de forma rápida e em poucos cliques.

Perguntas Frequentes

Seguradoras que aceitam carros de leilão

Seguradoras que aceitam carros de leilão

Embora os carros leiloados apresentem vantagens, como preços menores que os de mercado, nem sempre é possível contratar seguro para carros dessa ordem. Atualmente, entretanto, há seguradoras, como a MAPFRE, que aceitam fazer seguro automóvel para automóveis adquiridos...

ler mais
Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

Entre os mais de 80 milhões de carros em circulação no Brasil, somente cerca de 20 milhões estão segurados de alguma forma. No que diz respeito a esse tema, ainda existem muitas dúvidas acerca do seguro automóvel e da proteção veicular, e quais são as diferenças entre...

ler mais
Quando começa a valer o seguro de um veículo?

Quando começa a valer o seguro de um veículo?

No que diz respeito ao seguro automóvel, uma questão que costuma gerar dúvidas é sobre quando começa a valer o seguro de um veículo. Quando o serviço está sendo contratado pela primeira vez, é preciso primeiramente enviar a proposta para a seguradora e passar pelo...

ler mais