Ir para o conteúdo

Como economizar combustível

Artigo - Como economizar combustível - Banner Motivos para reduzir o consumo do seu veículo não faltam: seja para diminuir o gasto mensal com combustível, seja para evitar emissão de gases poluidores. Não importa se seu carro é a gasolina ou a álcool, fique atento às seguintes dicas:

Técnicas de direção ajudam a economizar combustível

A forma como você dirige pode gastar mais ou menos combustível.

A troca de marcha é importante
No manual do seu veículo, é possível encontrar a rotação e a velocidade ideais para que a troca de marcha seja realizada. Contudo, com o tempo, o seu ouvido será treinado e você vai escutar quando o motor “pede” que você troque de marcha.
Para ter um exemplo mais palpável, pense que se você chega a 100 km/h e permanecer com o veículo na 3ª marcha, gastará mais combustível do que se tivesse usando a marcha certa.

Não precisa aquecer o motor
Antigamente, era comum as pessoas ligarem o veículo e acelerarem o carro, antes de saírem, com a intenção de esquentá-lo. Isso resulta em um grande gasto de combustível, que hoje é desnecessário. Com a partida rápida, esse tipo de prática não deve ser feita.

Evite andar com pouco combustível
Ter pouco combustível faz com que, muitas vezes, você acaba precisando abastecer em qualquer lugar. O problema é que quando você enche o tanque em um local que não conhece, as chances de adquirir combustível adulterado aumentam.
Com isso, algumas peças do veículo podem ser lesadas e, consequentemente, o consumo de combustível vai aumentar.

Arrancadas gastam combustível
Sabe aquelas arrancadas e freadas bruscas? Elas custam caro! Cada vez que você faz isso acaba gastando mais gasolina do que precisa. Dessa forma, mesmo que esteja com pressa, é indicado evitar esse tipo de conduta no trânsito. Além disso, forçam alguns componentes do veículo e vela o automóvel a um desgaste precoce.
Antes de ver nossas dicas para economizar combustível, descubra que você é ou não um motorista económico!

Dicas de manutenção para economizar combustível

Calibre os pneus
Pneus mal calibrados fazem com que o motor trabalhe mais para que possa fazer o carro andar. Com isso, o consumo de combustível aumenta.
Calibre os pneus do veículo semanalmente, de acordo com a pressão adequada indicada no manual. Quando isso é feito com frequência, é possível economizar entre 1,5% e 3% de consumo de combustível.

Rodas alinhadas
Quando as rodas não estão alinhadas elas geram mais trabalho para o motor, a fim de que o veículo funcione em perfeitas condições. Se o motor é mais forçado, o gasto de combustível aumenta.
Além disso, velas e filtros devem estar em bom estado, para garantir o pleno funcionamento do automóvel.
Quando for usar o carro, tenha em mente que:

Porta-malas lotado acaba com a economia
Você é daquelas pessoas que carrega tudo, tudo mesmo dentro do carro? Então está na hora de rever isso. Afinal, quanto mais peso, mais gasto de combustível. Por isso, se o bagageiro está cheio de itens desnecessários, é hora de fazer uma boa limpeza e só carregar o que é útil.

Ar-condicionado gasta combustível
Ar-condicionado é um acessório que oferece conforto ao condutor e aos passageiros. Porém, ligá-lo aumenta o consumo de combustível. Isso é ainda mais crítico quando você dirige a menos de 60 km/h e mantém o ar-condicionado ligado. O consumo é ainda maior. Por isso, o indicado é ligar o ar-condicionado só quando for estritamente necessário.

Vidros abertos são problemas
Sentir um ventinho no rosto enquanto dirige é bom, mas aumenta o gasto de combustível. Os vidros abertos criam atrito aerodinâmico e, consequentemente, aumenta o gasto de combustível. Isso acontece porque o motor do carro é forçado a trabalhar mais.

Quando for comprar seu próximo carro:

Escolha um modelo econômico
Há veículos que são mais econômicos, ou seja, gastam menos combustível por quilômetro rodado. Se o seu carro consumir muito combustível, uma boa opção é escolher outro modelo.
Quer garantir que o seu carro esteja sempre em perfeitas condições e seguro? Então contrate um seguro Mapfre agora mesmo!
Voltar ao topo