Ir para o conteúdo

Como funciona um seguro residencial?

Afinal, ter um seguro residencial é ou não é importante? Essa é uma pergunta frequente entre as pessoas que querem proteger o seu lar, mas, ao mesmo tempo, não sabem muito bem como funciona um seguro residencial. O custo de uma casa ou de um apartamento é grande. A pessoa que possui um imóvel pode contratar um seguro residencial e colocar as coberturas que julgar necessário. No plano básico, há a cobertura em casos de incêndio, explosão de qualquer natureza, queda de aeronave e queda de raio na área do terreno do imóvel que possui um seguro. Contudo, na hora da contratação é possível escolher outras coberturas, como a que protege a casa de roubos, furtos, vendaval, problemas com o paisagismo, rompimento de tubulações e até casos de responsabilidade civil familiar. Essas coberturas opcionais e diferenciadas tornam o seguro ainda mais completo. Além disso, é possível contar com o serviço de assistência: atendimento de chaveiro, eletricista e até de encanador. Gostou? Então descubra tudo o que precisa sobre o seguro residencial e veja como ele pode ser útil para o seu caso!

Os riscos mais comuns em uma casa

Imprevistos podem acontecer, levando o proprietário a gastar mais do que o planejado. É por isso que ter um seguro residencial é tão importante. Ele pode ajudar nos momentos mais complicados e evitar que você tenha que gastar todas as suas economias ou até se endividar para corrigir problemas em sua casa. Veja alguns riscos bastante frequentes:
  • Queda de raio
Quantos temporais ocorrem em sua cidade na época de chuvas? Com as tempestades, chegam os raios. Se um deles cair na sua casa pode queimar utensílios. Assim, por mais cuidado que você tenha com sua residência, poderá ter prejuízos. Há seguros que cobrem quedas de raios e pagam os danos causados por eles, de acordo com a apólice.
  • Incêndio
Uma vela acesa, curto-circuito ou outro problema pode resultar em fogo. Existem seguros que cobrem incêndio.
  • Explosão
Além de tomar todas as precauções com botijão de gás, é importante considerar esse risco de explosão na cobertura do seu seguro residencial.
  • Roubo ou furto
Câmeras, grades e alarmes ajudam a proteger o imóvel. Porém, na verdade, ninguém sabe se será vítima de roubo. Pode acontecer de alguém entrar na sua casa enquanto você está viajando ou enquanto está no trabalho. Quando a pessoa tem um seguro residencial que cobre casos de roubo, ela pode usar o valor da indenização para repor o que foi perdido.
  • Chaveiro
Já pensou na possibilidade de chegar em casa e notar que perdeu as chaves? Ou, ainda pior, ir abrir a porta de casa e quebrar a chave? Nunca se sabe quando vai precisar de um chaveiro 24 horas.Quando o seguro residencial oferece assistência, você conta com esse serviço sem custo.
  • Caixa d’água e ar-condicionado
Manter a caixa d’água limpa é essencial para garantir a saúde das pessoas que moram na casa. O mesmo vale para o ar-condicionado, que se estiver sujo pode causar problemas respiratórios. Dentre as assistências que um seguro pode oferecer estão a limpeza de caixa d’água e de ar-condicionado. Avalie se precisa dessa cobertura!

É assim que o seguro residencial funciona

É possível montar o seguro residencial que cabe em seu bolso e, ao mesmo tempo, protege a sua casa de tudo o que for necessário. Além disso, na hora da contratação será preciso escolher o valor da apólice do seguro. Essa quantia refere-se ao valor máximo que será pago como indenização, caso o imóvel seja afetado em alguns dos pontos para os quais tem cobertura. Vale lembrar que a opção de casos de responsabilidade civil familiar cobre danos causados a terceiros. Vamos supor que o seu cachorro fuja e morda alguém ou que seu filho chute a bola na janela do vizinho e quebre o vidro. Os gastos poderão ser pagos por meio do seguro de casos de responsabilidade civil familiar. Em caso de sinistro, é preciso entrar em contato com o atendimento 24 horas, para solicitar o auxílio necessário. Isso vale também para as assistências, como serviço de chaveiro e encanador. Chegou a hora de proteger o seu patrimônio!

Contrate agora mesmo um seguro residencial Mapfre!
Voltar ao topo