Ir para o conteúdo

O que é responsabilidade civil familiar no seguro residencial?

Pode acontecer com você: um vazamento em seu apartamento afeta a unidade do andar de baixo; ou suas crianças quebram a janela do vizinho jogando bola; até mesmo seu cachorro pode causar prejuízos ao morder um desconhecio. É para isso que serve aA responsabilidade civil familiar, que cobre danos que sejam causados a terceiros. Vamos supor que um vaso de plantas, que fica na janela, caia por causa do vento e machuque uma pessoa. A cobertura de responsabilidade civil familiar poderá reembolsar um possível gasto ou indenizar a vítima, para que o dono do seguro não tenha nenhum prejuízo. Essa facilidade pode ser adicionada ao seguro residencial básico, o que leva a um acréscimo pequeno no valor do seguro e a uma tranquilidade maior para o segurado. Conheça melhor a cobertura de responsabilidade civil familiar e descubra como pode ser útil!

Em que consiste a responsabilidade familiar em um seguro residencial?

Um seguro residencial, no geral, protege o imóvel de fogo, queda de aeronave, entre outros. Além do plano básicovocê poder contratar a responsabilidade civil familiar. Essa cobertura garante indenização à vítima, por danos que venham a ser causados pelo segurado, seus dependentes ou cônjuge. Também vale para empregados da casa, ou outras pessoas que vivam no ambiente. A cobertura é válida para danos físicos ou materiais, desde que tenham acontecido de forma involuntária, sendo por imprudência ou negligência.Danos causados por animais domésticos também ficam cobertos. O limite da indenização varia e será acordado na hora da contratação do adicional de cobertura de responsabilidade civil familiar. Quem vai decidir isso é o segurado, lembrando que, quanto maior o valor da indenização, maior a mensalidade a ser paga. Confira exemplos de situações cobertas:
  • A empregada doméstica estava limpando o vidro, escorregou, caiu e se feriu. Poderá contar com a indenização da cobertura de responsabilidade civil familiar;
  • O filho estava jogando bola na rua e chutou direto na janela do vizinho, quebrando o vidro. A cobertura de responsabilidade civil familiar pode cobrir os gastos;
  • O seu cachorro escapa e morde a mão do vizinho. A cobertura de responsabilidade civil familiar pode ajudar com os gastos médicos;
  • Você vai viajar, acontece um problema no encanamento da sua casa e alaga a garagem do vizinho. Isso precisa ser solucionado e a cobertura de responsabilidade civil familiar pode custear.
Em situações como essas, os gastos com médicos ou para consertar o local danificado seriam pagos por meio da cobertura de responsabilidade civil familiar. É uma forma de estar protegido contra imprevistos e prejuízos financeiros.

Quem é coberto por este tipo de seguro?

Ao contratar a cobertura de responsabilidade civil familiar no seguro residencial você conta com um valor máximo de apólice, que poderá ser usada para cobrir os danos como os citados acima. Podem ser custeados danos causados pelo cônjuge, pelo segurado, filhos com menos de 18 anos de idade, pessoas que morem na casa, empregados domésticos enquanto estiverem trabalhando, desde que devidamente registrados. Algumas seguradoras cobrem os danos causados fora da residência e outras não. É preciso ler as regras do contrato com atenção. Há alguns riscos que podem ser excluídos como, por exemplo:
  • Danos causados a veículos;
  • Multas;
  • Danos causados como consequência de atividade laboral, quando a pessoa trabalha dentro de casa;
  • Danos causados por cercas elétricas ou outro dispositivo de proteção, entre outros.
Contrate o seu seguro residencial e obtenha essa proteção adicional!
Voltar ao topo