Ir para o conteúdo

O que é um seguro residencial?

Uma proteção para a sua casa

Essa modalidade de seguro oferece proteção aos imóveis destinados à moradia, sejam eles permanentes ou de temporada. Em alguns casos, esta proteção pode se referir tanto a estrutura física do imóvel como ao que está dentro dele. Por sua amplitude de cobertura, o seguro residencial é considerado um seguro multirisco, pois diversos seguros são reunidos em uma única apólice formada pelas coberturas escolhidas, de acordo com as necessidades do cliente. Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais – FenSeg, a demanda por seguros residenciais vem crescendo com a mudança no perfil do brasileiro. Isso porque o custo x benefício de aderir à contratação do seguro moradia é bastante positiva em vários aspectos. Além da tranquilidade financeira de não correr o risco de impactar repentinamente o orçamento por possíveis perdas e danos patrimoniais, também é possível usufruir de assistência 24 horas para os mais variados serviços de reparos domésticos. O fato do seguro residencial ter um baixo custo em comparação com outros seguros é um dos pontos fortes desse serviço. Para compor o custo do seguro residencial são considerados vários fatores, como o tipo de imóvel e o número de coberturas. No entanto, o gasto total não se compara com o valor desembolsado na contratação de um seguro de automóvel, por exemplo. Em média, anualmente a apólice de um seguro residencial varia entre 0,2% e 0,6% do valor do imóvel. Para você ter uma ideia, o custo do seguro de automóvelvaria, em média, de 3% a 6% do preço do veículo.

O que um seguro residencial pode oferecer?

Com a contratação desse tipo de seguro, o cliente pode ter a sua residência protegida contra incêndio, vendaval, queda de raio, roubo, danos elétricos, desmoronamento e possíveis danos a terceiros, entre outros. Além disso, há também a assistência emergencial para vários serviços, como encanador, desentupimento, chaveiro, eletricista e conserto de eletrodomésticos, entre outras alternativas. Saiba que os itens a serem segurados podem variar um pouco entre as seguradoras. Existem duas classificações para as coberturas de seguro residencial, a básica e a complementar. Cada categoria é formada por um conjunto de itens de risco. Para que haja reposição de bens ou indenização em caso de possíveis perdas e danos, cada risco deve estar descrito no contrato. Além da cobertura principal, que engloba danos por incêndio, queda de raios e explosão decorrente de gás de cozinha e suas consequências (desmoronamento, despesas com combate ao fogo, desentulho, entre outros), o segurado pode optar por inserir inúmeras outras proteções específicas para adequar a apólice às suas necessidades. Coberturas adicionais, como furto ou roubo, danos elétricos, impacto de veículos e aeronaves, vendaval, responsabilidade civil e familiar, home office e quebra de vidro, entre outros riscos, são cobradas à parte.. Vale ressaltar que itens fora da cobertura contratada não são indenizáveis pela seguradora e o valor pago ao cliente é limitado ao valor documentado. Por lei, essa indenização deve ser liberada em até 30 dias a partir da conclusão do trâmite burocrático.

Razões para obter um seguro residencial

- Custo x benefício
O baixo custo x as alternativas oferecidas na apólice são atraentes. Esse seguro multirisco oferece garantias de coberturas e serviços emergenciais funcionais de várias naturezas, que, se fossem contratados à parte, sairiam bem mais caro.

- Personalização de coberturas
Este é um ótimo ponto, pois confere ao cliente a autonomia de montar uma apólice de acordo com as suas necessidades sem precisar ter um plano cheio de serviços indesejados e desnecessários que só encarecem o produto.

- Tranquilidade financeira e segurança familiar
Em caso de incidentes cobertos pelo seguro residencial, o segurado receberá indenização para arcar com seu prejuízo. Além disso, poderá contar com a assistência 24horas para realizar reparos domiciliares, evitando fortes impactos orçamentários.

Estas são apenas algumas razões para contratar um por que ter um seguro residencial a fim de manter em segurança os seus bens mais preciosos, casa e família.
Voltar ao topo