Ir para o conteúdo

O que o seguro residencial cobre?

Quem compra um imóvel sempre pensa em fazer um seguro. Afinal, o investimento é álto e ninguém quer arriscar seu patrimônio com eventuais acidentes ou imprevistos. Mas quais custos são cobertos pelo seguro residencial? Será que cobre casos de furto? E problemas com o telhado? Para que você saiba exatamente o que está contratando, conheça algumas dicas para ter a certeza de que o seguro residencial deixará o seu imóvel bem protegido!

Alguns itens cobertos pelo seguro residencial

As coberturas do seguro residencial variam muito de acordo com a seguradora e com a apólice escolhida na hora da contratação. O importante é que você contrate coberturas que atendam às suas necessidades. Se você desejar, o seguro residencial pode cobrir até mesmo:
  • Paisagismo
Essa cobertura diferenciada cobre possíveis danos causados em:
  • Árvores;
  • Plantas;
  • Gramado da residência.
No geral, esse tipo de cobertura parasse destina a casos de vandalismo, incêndio, granizo, vendaval, impacto de veículos, roubo e furto qualificado.
  • Pequeno Empreendedor
Muitas pessoas trabalham em casa, criando artesanato, fazendo bolos, atuando online, entre outros. Quando a cobertura pequeno empreendedor é solicitada, ela cobre também possíveis danos relacionados a bens usados para a atividade profissional que a pessoa exerce em domicílio.
  • Rompimento de tubulações
Quer ter apoio em qualquer imprevisto? Então solicite a cobertura adicional de rompimento de tubulações, para que os danos causados por esse incidente sejam cobertos.
  • Veículo em garagem
Seu carro está na garagem e sofreu um dano? Com o adicional para veículo, o seguro cobre também alguns tipos de estragos que o veículo venha a sofrer, resultantes de problemas na casa.
  • Aluguel
Você tem imóveis para alugar? Já imaginou se algo acontece com um deles, como um grave problema no telhado, e o seu inquilino precisa se mudar?Além da quebra de contrato, você deixaráde receber o aluguel, que já fazia parte do seu orçamento, além de ter que gastar com a reforma. Quando o seguro cobre perda ou pagamento do aluguel, quando o imóvel ficar interditado, a cobertura garantirá o pagamento do aluguel para o dono do imóvel. Além disso, também reembolsa o valor do aluguel que o inquilino terá que pagar para terceiros em outro lugar.
  • Quebra de vidros
As crianças estavam jogando bola na rua e quebraram o vidro da janela da sua casa? Essa cobertura adicional garante os reparos necessários em vidros de portas, janelas e até espelhos.
  • Roubo ou furto
Ninguém está completamente livre da violência. Se a sua casa for invadida, o seguro residencial pode cobrir os bens roubados se um ladrão entrar na residência ou no caso de arrombamentos.
  • Roubo e furto de joias, objetos artísticos e históricos
Tem obras de arte em casa? Sabia que o seguro residencial pode cobri-los também? É só solicitar à seguradora que isso seja especificado no contrato.
  • Vendaval, granizo e impacto de veículos
Venta muito em sua região? É comum esse tipo de alteração climática causar problemas no veículo. Você pode protegê-lo com o seu seguro residencial, sabia?

Tipos de cobertura no seguro residencial

É importante também conhecer quais são as coberturas mais frequentes no seguro residencial. São elas:
  • Incêndio
Uma das coberturas importantes do seguro residencial, que você deve ter a certeza de que existe, é a cobertura de incêndio. Por mais cuidado que você tenha com a segurança, é importante ter em mente que acidentes podem acontecer. Um curto na eletricidade, por exemplo, pode danificar parte do imóvel. Por isso, essa é uma das coberturas mais comuns no seguro residencial. Certifique-se que o escolhido por você também cobre.
  • Raio
Tempestades sempre podem acontecer e a queda de um raio pode danificar estrutura elétrica ou queimar os eletrônicos. Certifique-se de que o seguro residencial cobre a queda de raio dentro do terreno do imóvel do segurado.
  • Explosão de qualquer natureza
Ninguém quer que o gás exploda, mas acidentes acontecem. Dessa forma, é uma boa opção escolher um seguro residencial que cubra explosões de qualquer natureza.
  • Queda de aeronave
Pode parecer estranho pensar que uma aeronave pode cair sobre o imóvel e danificá-lo. Acidentes acontecem e sobretudo quem mora perto de aeroporto precisa ficar protegido. Por isso, há alguns seguros residenciais que cobrem danos causados por queda de aeronave.
Viu como o seguro residencial pode oferecer tudo o que você precisa?

A Mapfre tem as melhores opções. Confira e contrate agora!
Voltar ao topo