Ir para o conteúdo

A saúde das suas finanças: como fazer planejamento doméstico

A saúde das suas finanças: como fazer planejamento doméstico

Planejamento Doméstico

A segurança e o bem-estar da sua família dependem de um bom planejamento financeiro. Organizando as receitas e despesas, você será capaz de guardar dinheiro para eventuais necessidades futuras.

Para alcançar a tão almejada segurança financeira, a MAPFRE te ajuda a planejar sua vida e projetar quanto conseguirá ganhar, guardar e investir dentro da sua realidade.



O primeiro passo para tal é conhecer claramente seus rendimentos, isto é, calcular quais são suas receitas e despesas mensais. Se você é assalariado, fica mais fácil para identificar quanto do que recebe é dinheiro líquido e, subtraindo despesas fixas como aluguel e taxa condominial, quanto normalmente você conseguiria guardar por mês. Se você é autônomo, procure calcular uma média mensal levando em conta a sazonalidade do seu negócio e considere também a criação de uma reserva para os meses mais difíceis.

Como ganhar dinheiro é a primeira fase desse planejamento, se você está insatisfeito com suas receitas, precisa pensar em alternativas para ampliar sua renda total. Você pode buscar ideias de renda extra que possibilitem acrescentar um ganho mensal.

No entanto, se isso não é viável, a única saída é cortar custos. Embora todo mundo deseje manter o padrão de vida da família, vale identificar certas atividades que podem ser substituídas por outras mais baratas. Saiba quais são os hábitos de consumo da família e veja o que pode ser modificado. Isso porque a estabilidade financeira depende de se chegar a um equilíbrio de "ganhos menos despesas” que permita guardar dinheiro mensalmente.

Utilizamos tanta energia e recursos no dia a dia que ao final do mês percebemos que deixamos de investir na tranquilidade do seu futuro. Pensando em oferecer formas de guardar reservas para obter uma renda complementar lá na frente, a MAPFRE desenvolve planos individuais e empresariais de previdência privada com um portfólio completo de produtos.

Para começar de fato a guardar dinheiro e planejar quanto você pode aplicar por mês em previdência privada, você precisa:

• Aumentar os ganhos ou pelo menos reduzir gastos;
• Negociar suas dívidas e não fazer novos crediários;
• Definir objetivos a curto, médio e longo prazo que motivem sua família a colaborar no controle de despesas.

Atualmente há diversos aplicativos que podem ajudar a montar essa planilha e fazer esse controle. Procure a ferramenta que seja mais fácil para você usar e comece a registrar entradas e saídas. Com esse exercício você saberá quanto dinheiro conseguirá guardar ao longo de um ano para planejar a construção do seu patrimônio.

O primeiro montante de dinheiro guardado deverá formar a sua reserva de emergência de curto prazo. O ideal é que esse valor seja equivalente a 6 meses do custo mensal da família. Tendo essa reserva guardada, você pode começar a pensar nos seus objetivos financeiros, seja comprar um carro, adquirir um imóvel ou aplicar em operações financeiras que tragam rendimento. Dentro desses planos, é prudente contratar um plano de previdência privada para garantir a formação de uma renda complementar no futuro.

A MAPFRE Previdência oferece planos feitos sob medida para você de acordo com o seu perfil e de sua empresa. Conheça as opções para proteger a saúde financeira da sua família.
Voltar ao topo