Ir para o conteúdo

Quanto tempo demora para receber o seguro de vida?

Ter um seguro de vida é uma forma de proteger parentes e dependentes. Porém, é sempre importante ficar atento à cobertura do plano, bem como à documentação solicitada e aaos prazos que precisam ser cumpridos. Afinal, se a pessoa não solicitar dentro do prazo correto, poderá perder o benefício. É por isso que, em caso de morte, o beneficiário deve procurar a seguradora para saber quais são as coberturas e os documentos necessários para solicitar o pagamento da indenização. Veja como é o proceso para receber o seguro de vida!

Prazos para sinistros a serem levados em conta no seguro de vida

Quando uma pessoa é beneficiária de um seguro de vida, cabe a ela entrar em contato com a seguradora, para informar sobre o ocorrido e dar entrada na solicitação de pagamento da indenização. O valor a ser recebido é o da apólice, determinada na hora da contratação do seguro de vida. Caso haja mais de um beneficiário, a quantia será dividida entre as partes. Quanto antes a pessoa entrar em contato e levar a documentação solicitada, mais rápido irá receber o seguro. Além disso, é preciso olhar o que está descrito no contrato, pois há um prazo para que a seguradora responda à solicitação. No geral, o período é de 15 dias. Segundo o Código Civil art. 189 e art. 206, § 3o, inciso IX, a partir da data do falecimento do segurado, o beneficiário tem até três anos para entrar com a solicitação na seguradora. A contagem desse prazo começa na data do óbito. Contudo, caso a pessoa tenha oficializado o pedido da indenização e a seguradora ainda esteja analizando a documentação, mesmo que o prazo de três anos vença, não há problema. Afinal, a documentação correta já foi entregue e cabe à seguradora oferecer uma solução. Assim, caso você seja beneficiário e queira requerer a indenização, siga os seguintes passos:
  • Entre em contato com a seguradora o quanto antes e peça que informem a lista de documentos;
  • Envie os formulários de aviso de sinistro, conforme for orientado, para dar entrada na solicitação o quanto antes;
  • Sempre anote o número do registro de atendimento ou protocolo, para ter como comprovar o que está sendo feito;
  • Mande as documentações completas;
  • Aguarde o retorno no prazo informado.

Afinal, quanto tempo demora para receber seguro de vida?

A partir do momento em que o beneficiário entrega todos os documentos solicitados pela seguradora para poder receber o valor do seguro de vida, ela tem 30 dias para pagar o valor da apólice. Essa contagem de tempo pode ser suspensa, caso falte algum documento ou ocorra alguma dúvida fundada e justificável. Nesse caso, podem ser solicitados outros documentos. Quando a pessoa entregar os novos documentos solicitados, o prazo volta a correr. Por isso éimportancia fundamental que o beneficiário solicite o protocolo de atendimento e, de preferência, guarde uma cópia de todas as conversas escritas, e-mails e outros avisos dados pela seguradora. Tudo isso é necessário para comprovar o que está sendo realizado. É importante lembrar que os documentos solicitados no caso de morte natural, por exemplo, são diferentes dos pedidos em caso de morte acidental. Escolhauma seguradora de confiança! Contrate agora mesmo um seguro de vida MAPFRE.
Voltar ao topo